Vivemos na era da comodidade onde para nos deslocarmos uns míseros quilómetros usamos o carro. Atualmente ter um carro é tão banal quanto ter um telemóvel, mas a verdade é que existem outros transportes que também o fazem chegar ao seu destino e que além disso são mais ecológicos. Já pensou quantas pessoas cabem nos transportes públicos? Pois, pense nisso.
Transportes públicos versus carro
Para quê escolher os transportes públicos se o seu carro o leva a onde precisa com conforto e às horas que quer? Por várias razões. Ao escolher viajar de transportes públicos estará a poupar dinheiro, mesmo com o preço elevado dos passes mensais ainda compensa escolher a rede de transportes públicos em vez do carro. Não se esqueça de incluir neste campo o dinheiro gasto em manutenção do carro devido ao desgaste.
Outra questão importante é o ambiente. Se vive numa cidade sabe o quanto esta pode ser poluída e uma das razões que aumenta os níveis de poluição é o uso excessivo do carro por parte da população.
Ao escolher os transportes públicos está a ser amigo do ambiente e contribuir para uma diminuição da emissão de gases poluentes para a atmosfera. Se para si esta não é uma questão importante, pense nos seus filhos que crescem num ambiente cada vez mais poluído.
Transportes públicos e o estacionamento
Ao deixar o carro em casa e a preferir os transportes públicos estará também a ganhar a vantagem de não ter problemas com estacionamento. Principalmente nas grandes cidades, ter um local para estacionar o carro que não seja pago ou que seja perto dos locais onde tem de ir como o trabalho é uma tarefa quase impossível.
Os transportes públicos dão-lhe a vantagem de não se ter que preocupar com lugares de estacionamento ou de estacionar o carro tão longe que era preferível ter ido a pé.
A rede de transportes
Nas cidades de grandes dimensões a rede de transportes é mais eficiente do que nas pequenas cidades ou vilas, sendo quase desnecessário utilizar o carro para se deslocar. No entanto, no caso de determinadas pessoas que moram em cidades mais pequenas, a rede de transportes pode não apresentar um leque de escolhas suficiente para as suprimir as necessidades da população. Nestes casos o uso do carro torna-se quase obrigatório, sendo que a única alternativa mais ecológica é deslocar-se de carro até à estação de transportes mais próxima e que ofereça escolhas suficientes.
Transportes públicos e a vida saudável
Utilizar os transportes públicos em vez do carro fomenta a vida saudável. Isto porque a paragem ou estação não são na maioria das vezes à porta do trabalho ou de casa o que obriga a percorrer uma determinada distância a pé. Não se esqueça que pode sempre sair numa estação mais longe e percorrer o resto do caminho a pé praticando assim atividade física.
Comentar