Escolher uma boa transportadora para realizar mudanças nacionais e internacionais é algo que deve ser feito com cautela, e digo-o por experiência própria.
Tenho uma empresa que exige um serviço de transporte de bens constante e já tive experiências bastante desagradáveis transportadoras pouco eficientes.
Seja online ou através de guias e serviços de classificados, a escolha de uma boa transportadora requer uma boa pesquisa antes de selar qualquer negócio. Para a maioria de nós, clientes, numa primeira abordagem, os serviços de transportadoras podem parecer todos iguais, mas não poderíamos estar mais errados.
Por ter tido, tal como já referi, uma experiência péssima com serviços de transporte de bens e mercadorias, vou partilhar aqui algumas dicas que considero vitais para evitar que outras pessoas caiam no mesmo erro em que eu caí.
1-Pesquise intensamente:
Mesmo que sua empresa já possua contractos com alguma transportadora, o ideal é estar sempre atento ao mercado e tentar recolher mais dados a respeito do que está acontecer no segmento; questione parceiros, fornecedores e clientes, verificando os preços praticados por outras transportadoras para as operações e rotas que lhe interessam, avaliando se o prestador de serviços que colabora com a sua empresa segue ou não as melhores práticas.
2-Experimente:
Mesmo contando com uma boa transportadora a amparar o seu negócio, é bom de vez em quando realizar testes com outros fornecedores, preferencialmente em operações mais pequenas, onde eventuais problemas e erros não afectarão significativamente o seu negócio.
Não se trata necessariamente de encontrar substitutos para os seus parceiros, mas sim de encontrar soluções melhores ou preços mais em conta para outras rotas e operações específicas de cariz mais pontual, sem deixar de lado o actual parceiro para o grosso da carga.
3-Mais é sempre mais:
E não menos. Quanto mais cotações e ofertas de transportadoras tiver, melhor. Além de o ajudar a manter-se sempre informado a respeito das práticas e condições em cada nicho em que a sua empresa actua, um número maior de cotações permite à sua empresa traçar médias de mercado e até mesmo projectar gastos e custos de forma mais acurada.
4-Especialização exímia:
Alguns produtos exigem um transporte muito delicado, manuseamento mais cuidado e têm limites de datas e prazos que têm de ser religiosamente cumpridos. Outros requerem mais agilidade e podem ser manuseados de forma mais bruta e têm maior flexibilidade de prazos e datas, devido às suas especificidades.
Assim sendo, o tipo de produto e as características de cada mercado influenciam totalmente a escolha de uma boa transportadora. O ideal é procurar sempre serviços de transporte que possuam afinidade com o mercado no qual sua empresa se insere.
5- Procura online e offline:
Para garantir que sua empresa tem acesso às melhores oportunidades, o ideal é procurar fornecedores e transportadoras tanto online quanto offline. Dicas de empresários, como eu, que actuem no mesmo segmento e fornecedores que estejam estabelecidos em regiões próximas da sua empresa são, sem dúvida, de grande utilidade, mas a cotação online de transportes e a busca de fornecedores mais distantes com referências em sites e directórios também são verdadeiramente essenciais para os seus negócios.
6-Avalie a frota:
Exija dados mais concretos em relação à composição da frota de cada transportadora e, sempre que possível, verifique o estado de conservação e manutenção dos veículos utilizados para transporte de mercadorias. Serviços baratos demais que recorrem a materiais e veículos obsoletos pode originar acidentes e perdas, bem como ser apanhados por operações de fiscalização rodoviária, comprometendo a sua carga e o cumprimento de prazos de entregas.
7- Verifique as certificações:
Apesar de nem sempre ser um sinónimo de qualidade e bom atendimento, as certificações existem por alguma razão. Tente perceber quais são os principais certificados emitidos no sector e se os fornecedores que trabalham consigo são detentores dos mesmos. Exija sempre comprovativos de entrega e a cópia da apólice de seguros da transportadora.
Comentar