Considerado por muitos o meio de transporte mais seguro do mundo, o transporte aéreo é bastante usado para voos comerciais de forma a fazer chegar o produto até aos consumidores.
O meio de transporte mais rápido
Se deseja velocidade nas suas entregas, o transporte aéreo é de facto a opção mais rápida. Devido à sua rapidez de transporte recolhe preferência junto de empresas que optem por trabalhar com stocks mais reduzidos de forma a terem custos de armazenagem inferiores. Os aviões têm também a vantagem de terem uma acomodação da carga menos complexa relativamente ao transporte marítimo e ao ferroviário. Por fim, no que toca a vantagens é de realçar que, por norma, os aeroportos ficam mais próximos dos centros de produção. Ainda que na maioria dos casos precise de um meio de transporte complementar, esta é uma grande vantagem relativamente ao transporte marítimo.
As desvantagens
Se por um lado o transporte por via aérea garante a maior velocidade, por outro há que contar que é o meio de transporte mais caro. Esse facto não é alheio à sua menor capacidade de carga. Como sabemos os aviões têm rotas específicas a seguir e como tal a sua flexibilidade também é bastante reduzida, não fazendo sentido para o transporte de curtas distâncias.
O futuro
No entanto, o futuro é risonho para este meio de transporte. Com a evolução da tecnologia e das necessidades de consumo da sociedade contemporânea, torna-se necessário encontrar outro tipo de soluções para as entregas ao domicílio.
Neste sentido, tem-se vindo a estudar e trabalhar na hipótese de integrar drones em serviços ao domicílio. Imagine: você encomenda um livro numa loja digital e em minutos ou poucas horas um drone deposita o seu pedido na entrada de sua casa. É um ganho considerável de tempo para o cliente final e uma vantagem enorme (talvez, a derradeira vantagem) para as lojas que fazem o seu negócio a partir da Internet.
A Amazon parece estar a levar este conceito bem a sério e já terá testado um sistema de entregas com mini drones que garantem a entrega da encomenda em cerca de 30 minutos (dentro de determinado raio de distância) para produtos até 2,3kg. De referir que cerca de 86% dos produtos comercializados pela Amazon não excedem este limite de peso. Parece ficção científica, mas a intenção foi revelada pelo próprio director executivo da empresa, Jeff Bezos. No entanto, não é expectável que o serviço Amazon Prime Air esteja em total funcionamento nos próximos cinco anos, pois ainda é necessário aguardar pela autorização das autoridades competentes.
É então expectável que o transporte aéreo evolua bastante nos próximos tempos no sentido de se tornar mais flexível e ágil nas pequenas entregas, passando a ser mais uma opção nas entregas porta a porta num futuro não muito distante.
Comentar